Vacina contra coronavírus: como é a Soberana 01, fórmula que Cuba começa a testar em humanos

SamukaWolff 24/08/2020 Relatar Quero comentar

Cerca de 700 pessoas serão as primeiras a testar uma vacina contra o coronavírus que está sendo desenvolvida em Cuba.

Autoridades e cientistas da ilha — onde o impacto da covid-19 tem sido menor do que em outros países latino-americanos — fizeram o anúncio no dia 18 de agosto e batizaram o projeto de Soberana 01.

Se todas as fases de testes forem concluídas e se sua segurança e eficiência puderem ser provadas, essa pode ser a primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida na América Latina.

Especialistas de diferentes institutos de saúde e ciência da ilha caribenha apresentaram a vacina cubana em uma reunião com o presidente Miguel Díaz-Canel há poucos dias.

A etapa de testes em humanos começará no dia 24 de agosto e em fevereiro de 2021 saberemos se Cuba acredita ter um produto biofarmacêutico para imunizar ou pelo menos minimizar os efeitos do coronavírus.

Os cientistas que desenvolveram a Soberana 01 estão otimistas, embora também existam vozes fora da ilha pedindo cautela.

Os testes

Vicente Vérez Bencomo, diretor do Instituto Finlay de Vacinas, com sede em Havana, explicou no dia 18 de agosto ao chefe de Estado cubano como a fórmula será testada em diferentes fases e que podem terminar em meados de fevereiro.

Os primeiros a receber a vacina terão entre 18 e 80 anos, e essa fase de testes em humanos vai até o final de outubro.

O recrutamento de voluntários começa na segunda-feira (24), com pessoas sem alterações clinicamente significativas e que atestem seu consentimento por escrito confirmando sua participação no estudo, detalha um relatório publicado no site do Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba.

Os participantes receberão duas doses da fórmula e o acompanhamento de sua evolução em "segurança, reatogenicidade e imunogenicidade" ficará a cargo do Instituto Finlay.

Uma próxima etapa, cujo número de participantes não foi detalhado, acontecerá até janeiro de 2021. Cuba anunciará os resultados que a Soberana 01 produzirá até 15 de fevereiro.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário