Em geral, o Pitbull tem uma ótima saúde, entretanto pode desenvolver ao longo de sua vida algumas doenças como essas que citamos a seguir.
Pensando em preparar o tutor para lidar melhor com a saúde do pit bull, veja essa lista com as principais enfermidades que acometem a raça. Confira:
Sarna Demodécica
Sarna Demodécica é uma doença parasitária causada pela proliferação excessiva de ácaros do tipo Demodex canis no interior dos folículos pilosos. Essa multiplicação excessiva deve-se a fatores genéticos e/ ou imunitários, uma vez que o parasita vive normalmente nos folículos da maioria dos cães saudáveis. A transmissão acontece durante as primeiras horas de vida por meio do contato direto com a mãe.
Além dos buldogues, eles também tendem a introduzir raças como Pastores Alemães, Collie, Dálmata, e Dobermann têm predisposição a ela, que geralmente chamado de "sarna pegra".
Os principais sintomas apresentados pela doença são: perda de pelo, vermelhidão na pele, seguida por escurecimento e seborreia. O diagnóstico é feito pela raspagem profunda da pele e a observação no microscópio.
Parvovirose
Parvovirose canina, ou também conhecida como Parvovírus canino, é uma doença altamente contagiosa, podendo provocar graves complicações gastrointestinais no cachorro. O Parvovírus pode sobreviver meses em um ambiente e até em objetos como roupas, lençóis, potes de ração e até o próprio piso e, isso, é muito importante manter os pets sempre vacinados.
Em pitbulls, por exemplo, muitos médicos veterinários seguem um protocolo diferenciado a respeito da vacinação (dando doses extras da vacina múltipla (V8, V10 ou V11) por conta da sensibilidade da raça para doenças desta natureza.