Por que filhotes e cães adultos têm hálitos diferentes?

Filomena 03/09/2020 Relatar Quero comentar

A maioria dos tutores não têm o hábito de escovar os dentes de seus cães e isso pode resultar na halitose, mais conhecida como mau hálito.

Você provavelmente deve sentir saudades daquele bafinho que seu cachorro tinha quando era filhote. Quer saber o motivo da mudança de hálito dos cães com o passar do tempo?

A resposta é a alimentação. Os filhotes se alimentam apenas com o leite de suas mães e o único odor que suas bocas exalam é um cheiro doce de lactose.

Quando crescem, os cães comem alimentos sólidos e se não escovarem os dentes, podem ter diversos problemas bucais. Veja 4 dicas para cuidar dos dentes e gengivas dos cachorros.

Você costuma verificar a saúde bucal do seu cachorro? Se sua resposta foi não, talvez esteja na hora de mudar alguns hábitos.

Muitas pessoas não sabem, mas assim como os humanos, os cães podem ter diversos problemas nos dentes e na gengiva, como tártaro, gengivite e cárie.

Fique atento nessas 4 dicas para a saúde bucal do seu cachorro:

Consulte o veterinário – Durante as consultas de seu cão, sempre pergunte ao veterinário sobre os dentes e gengiva de seu companheiro. Inclusive, pergunte se seu cachorro corre algum risco específico de desenvolver algum problema bucal e o que ele recomenda como forma de prevenção. Ensine seu cachorro que examinar os dentes é normal – Nem sempre é fácil mexer na boca de um cão.  Alguns cachorros não estão acostumados a terem seu dentes examinados. É importante ensinar o cachorro de que é normal ter alguém verificando se está tudo bem com seus dentes. Você pode fazer isso por etapas: comece tocando apenas os lábios e depois levante os lábios, abrindo o focinho e tocando os dentes com cuidado. Tudo isso deve ser feito aos poucos e nunca ultrapasse os limites do cachorro, respeite o tempo que ele pode levar para se acostumar. Fique atento aos sinais  – Após acostumar seu cachorro a ter a boca examinada, fique alerta com qualquer alteração nos dentes e gengiva. Se notar qualquer caroço, lesão ou fratura, procure o veterinário. Além disso, preste atenção na respiração do seu cão, se estiver muito ofegante pode ser sinal de que algo está errado. A falta de apetite e perda de interesse em brinquedos também pode ser causado por problemas dentais. Escovar os dentes  – A melhor maneira de prevenção é a escovação dental, para retirar a película de bactérias dos dentes antes que se transforme em placa e cause danos aos dentes e gengiva. Em relação à pasta de dente, será mais agradável para seu cão se tiver sabor de carne. Nunca use a pasta de dente de humanos, porque os ingredientes podem causar irritações nos cachorros.
Comentário do usuário