Será que cachorro sonha?

Lay Pets 17/11/2020 Relatar Quero comentar

Você já parou para observar o seu cãozinho dormindo? Ao vê-lo se mexer bastante enquanto dorme já se perguntou com o que ele estava sonhando? Pois bem, vários pesquisadores do mundo inteiro também se questionaram a respeito e foram em busca de resposta.

Na verdade, no início do século 21, muitos estudos foram realizados e publicados nos campos da neurociência e da psicologia sobre a existência da ciência dos sonhos e seu impacto na cognição animal. Do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, à Universidade de British Columbia, no Reino Unido, estudos sobre sonhos de animais mostraram que eles podem até ajudar a compreender problemas humanos complexos, como mal de Alzheimer e insônia. Então, vamos dar uma olhada em alguns fatos sobre o "se" e "o que" seu cão sonha:

Será que cachorro sonha? 

Os resultados desses estudos mostram que muitos animais, incluindo  ratos, cães, gatos e até mesmo alguns pássaros, têm semelhanças na estrutura e nos padrões de atividade do cérebro durante o sono e a vigília. Isso não apenas mostra que o cão está realmente sonhando, mas também implica que alguns de seus sonhos, como os nossos, repetem eventos vividos durante o dia, e também permitem o processamento do que foi aprendido.


Na maioria das espécies de mamíferos, partes semelhantes da estrutura do cérebro que produzem imagens e criam memórias parecem ter funções semelhantes. Isso inclui a ponte do tronco cerebral, uma de suas funções é restringir os movimentos do corpo durante o sono. Sempre que você vir um cachorro mexendo as patas enquanto dorme ou ouvir um latido baixo, lembre-se de que não há diferença entre rolar na cama e resmungar.

O sonho começa com os 20 minutos de sono do filhote. Sua duração e número podem variar, dependendo de vários fatores, desde o tamanho do cão até sua idade. Por exemplo, durante cada ciclo de sono, os cães pequenos tendem a ter sonhos menores e mais frequentes. Os cães grandes geralmente têm sonhos maiores, mas sonham com menos frequência. Além disso, independentemente do tamanho, os cachorros têm uma média de sonhos mais elevada do que os cães adultos e idosos. Não importa quem sejam, eles compreendem o mundo à sua volta.

Qual o conteúdo dos sonhos caninos?

Infelizmente, talvez nunca tenhamos uma resposta definitiva para o conteúdo do sonho do cão. Mesmo com essa incerteza cruel, a pesquisa científica ainda oferece algumas respostas. A pesquisa do MIT sobre sonhos de camundongos mostra que quando os roedores estão sonhando e correndo em um labirinto, sua atividade cerebral é quase a mesma.
Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.