O que é otite?
A otite canina é uma doença bem comum em cães, pois eles apresentam um canal auditivo longo que facilita a ocorrência de infecções e dificulta na prevenção e tratamento.
Conheça melhor a doença:
Raças mais acometidas:
O processo inflamatório se localiza no conduto auditico do animal e é mais comum em raças que apresentam orelhas longas pois estas complicam a entrada de ar e uma secagem adequada do canal auditivo. Isso deixa a região úmida e aquecida, o que favorece o crescimento microbiano.
Dentre as raças mais acometidas estão o Basset Hound, Golden Retriever, entre outros. Alguns gatos também podem apresentar otite, poém não é tão comum quanto em cães, pois a anatomia do ouvido felino não é tão favorável ao seu aparecimento.
Quais são os principais sinais da otite canina?
Os sinais podem variar de acordo com a causa, mas existem alguns clássicos como: prurido forte nas orelhas, inclinação da cabeça para o lado, inchaço e hiperemia (vermelhidão), secreções que podem levar a um odor desagradável, perda da audição e dor intensa.
Vale lembrar que um animal com dor pode se tornar mais agressivo, principalmente quando alguém se aproxima do local dolorido, no caso as orelhas.
Como a coceira na região é muito intensa, o cão pode apresentar ferimentos causados por ele mesmo de tanto se coçar.
Como a otite é causada?
A otite canina apresenta causas distintas e afeta diferentes locais do ouvido, podendo ser classificada em: otite externa, otite média ou otite interna.
A otite infecciosa é causada por bactérias e na maioria das vezes apresenta pus. Precisa ser tratada com antibióticos em associação com o medicamento tópico que deve ser usado na região infeccionada.
A doença também pode ocorrer por fungos como Malassézia, sendo a forma mais comum e apresentando acúmulo de cera com um cheiro característico.
A otite causada por parasitas tem como principais causadores os carrapatos e ácaros e deverão ser tratadas de formas diferentes de acordo com o nível da doença.